- -

-                            -

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Treinadores fazem antevisão ao TICE


Fomos ao encontro dos quatro treinadores presentes no evento e colocamos-lhes três questões:

1) Quais as expectativas que têm para o TICE?

2) Quais os objectivos?

3) Qual a opinião sobre o Futsal feminino actualmente?



Treinador Eder Popiolski (Unochapecó Nilo-Tozzo / Female Futsal):
1) São grandes! O intercâmbio internacional no futsal feminino é importante para o desenvolvimento do esporte. Conhecemos muito pouco do que é realizado na Europa e o TICE será uma grande oportunidade de troca de informações e experiências.

2) São vários. Um deles é atender a expectativa de desempenho no torneio. No Brasil, estamos tendo resultados expressivos nas últimas três temporada, mas isso nao quer dizer que venceremos, contudo vamos lutar para fazer o melhor possível. Outro objetivo é divulgação do nosso trabalho fora do Brasil. Será uma ótima oportunidade de intercâmbio e pensamos que podemos aprender e contribuir no processo de desenvolvimento do futsal feminino.


3) Noto que os clubes estão buscando melhorar as condições de trabalho e o reflexo já é visto no crescimento técnico das jogadoras. As oportunidades para a participação em torneios e campeonatos nacionais existem e já apresentam um calendário de jogos ao longo da temporada. Contudo, vejo a necessidade de competições internacionais. Esperamos que ocorra o Mundial de Seleções em breve. Creio que esse fato contribuiria para alavancar nosso desporto.


Treinador André Teixeira (A.R. Restauradores Avintenses):

1) Em primeiro lugar gostaria de dar os parabéns pela excelente organização do torneio e agradecer o convite que nos foi endereçado, pois são eventos destes que nos fazem crescer como treinadores e atletas. Em relação às expectativas, e pelo conhecimento que tenho das equipas será um torneio com grande qualidade pois estarão presentes algumas das melhores jogadoras do mundo. Será muito enriquecedor poder defrontar equipas com esta qualidade. Vamos trabalhar para estar à altura dos acontecimentos. e provar que o Futsal Feminino em Portugal tem pernas para andar.

2) Esta é uma pergunta complicada pois vão estar presentes equipas de grande qualidade, tentaremos fazer o nosso melhor, proporcionar bons espectáculos, sabendo que as minhas atletas jogarão nos limites. Ir à final é o primeiro objectivo depois logo se verá.

3) O Futsal Feminino em Portugal carece de várias situações, tais como: apoios, quadro competitivo, selecção nacional, melhores treinadores, melhor formação, etc. Mas nem tudo é mau pois, por exemplo a Taça Nacional já possui um elevado nível competitivo, as equipas já estão melhor preparadas a nível dos factores de rendimento e logisticamente, o que me parece um factor muito importante e que poderia levar à mudança dos quadros competitivos, ou seja a criação de um campeonato nacional. A partir daí tudo evoluía.


Treinador Isidro Grela (Ponte Ourense SAD):
1) A nosa participación no TICE vainos permitir o competir con grandes equipas do pais veciño e Brasil. Isto supon para nos un gran reto deportivo e de proba persoal. Intentaremos facer un bo papel e representar da mellor maneira posible o futsal galego e español.


2) O nosos obxectivos seran por un lado, acadar a nivel deportivo a mellor clasificación posible, e por outro lado a nivel de clube establecer lazos cos clubes do pais veciño que nos permitan de aqui en diante colaborar na mellora do futsal femenino.


3) A miña vision do futsal femenino reducese a España, non tendo datos suficentes, por descoñecemneto, da realidade do futsal femenino noutros paises como Portugal. Na miña opinion, o futsal femenino, vai crecendo progresivamente, e cada vez mais nenas practican o noso deporte con obxectivos recreativos e de competición. Seguramente neste ámbito recreativo e donde mais esta amellorar o noso deporte, xa que no ámbito de alto rendemento penso que todavia queda moito por facer para equipararse non so co futsal masculino, senon con outros deportes nos que as deportistas xa traballan de maneira mais profesional en canto numero de adestramentos, dedicación exclusiva etc.


Treinador Manuel Almeida (Novasemente G.D.):
1) 1) As expectativas são enormes, trata-se de um grande evento com equipas de grande prestigio nacional e internacional, é o tipo de jogos que todos os técnicos e atletas anseiam disputar. Será muito importante para o nosso crescimento e evolução enquanto equipa. Poder competir a este nível é o expoente máximo que podemos pretender, a motivação é muita.

2) 2) Conforme citei em cima os nossos principais objectivos são evoluir, crescer, e aumentar os níveis de competitividade da nossa equipa perante adversários de calibre mundial. Temos consciência que somos os outsiders da competição, vamos competir contra equipas com grande grau de profissionalismo e experiência, que pertencem a outras realidades. Contudo temos o nosso valor e atletas de qualidade e tudo faremos para ombrear e disputar ao máximo os jogos com os nossos adversários. Como equipa da casa e com a motivação que vem do nosso público vamos tentar dignificar ao máximo o nosso clube e cidade.

3) 3) Julgo que neste momento existem alguns sinais de evolução na modalidade, nomeadamente na vertente feminina, quer ao nível das atletas, clubes mais organizados, e treinadores de bom nível, contudo não parece ser suficiente, existe matéria humana de grande potencial, mas a nível estrutural já não existe o acompanhamento devido. Os quadros competitivos deixam a desejar, a ausência de competições a nível nacional, a não existência de selecções nacionais femininas, são alguns factores que devem urgentemente ser revistos pelas entidades competentes, podemos correr o risco de estagnação, o que seria uma grande perda para o desporto e para o Futsal em particular. Até neste ponto o TICE poderá ser importante, vamos poder verificar outras realidades, como se trabalha em outros países, e tirar o de melhor que eles tem.

Sem comentários: