- -

-                            -

quarta-feira, 12 de maio de 2010

ORLANDO DUARTE em entrevista para o site oficial do TICE




Orlando Duarte, Seleccionador Nacional de Futsal e Seleccionador Nacional Universitário, estará presente no TICE.

Fomos tentar saber qual a sua opinião sobre o Futsal Feminino e as suas expectativas para o torneio.

Quais as expectativas que tem para o TICE?

- Com a qualidade das equipas intervenientes prevejo um torneio muito competitivo, com jogos de elevado nível de interesse.


Podem eventos como o TICE favorecer o desenvolvimento das atletas de Futsal Feminino em Portugal, e assim aumentar o grau de experiência e competitividade em provas internacionais de selecção?

- Quando queremos jogar/treinar numa perspectiva de progressão e de evolução permanentes, estes jogos são de importância capital para o nosso desenvolvimento. Jogando com as melhores, as nossas jogadoras vão perceber em que patamar se encontram. Se calhar vão ter uma agradável surpresa. Se calhar a diferença não é assim tão grande. Da selecção não vale a pena falar. Simplesmente e infelizmente não existe…


Do conhecimento que tem das equipas, o que podemos esperar da competição? Uma luta desigual entre Unochapecó e Ponte Ourense face ás equipas portuguesas da A.R. Restauradores Avintenses e Novasemente G.D. ou poderão estas ombrear com as congéneres brasileira e espanhola?

- Não tenho conhecimento das equipas da Novasemente e do Ourense. Relativamente às equipas da A. R. Restauradores Avintenses e da Unochapecô, a qualidade é elevada. Como disse anteriormente, acredito que vamos assistir a um torneio competitivo, com resultados imprevisíveis.


Qual a sua opinião sobre o Futsal Feminino actualmente?

- É por demais evidente a necessidade de se reformular a Taça Nacional. Essa reformulação tem de ser feita rapidamente, abrangendo uma época desportiva, com o objectivo de se avançar, na época subsequente, para o 1º Campeonato Nacional. A estrutura deste é tão simples de elaborar… Por outro lado, devem-se criar outras competições como a Taça Nacional de Juniores, Taça de Portugal e Supertaça (após a criação do 1º CN), Taça Ibérica de Clubes e de Selecções. Claro que para esta última prova é preciso que exista a SN… Relativamente às nossas praticantes, acredito que temos potencial para ombrear com as melhores do mundo. Assim haja qualidade de trabalho.

Sem comentários: