- -

-                            -

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ENTREVISTA A PISKO POR FREESTYLE SPIRIT

1. QUEM É A PISKO E COMO SURGE A ALCUNHA?

A Pisko é uma jovem como outra qualquer da sua idade. Gosta de se divertir, sair, viajar, conhecer algo novo, ter sempre que possível, a família e os amigos por perto e sobretudo jogar futsal. A alcunha Pisko já me acompanha algum tempo. No 1º ano que comecei a jogar futsal federado fui convocada para a selecção distrital do Porto de sub.20 com apenas 13 anos. Uma vez que era a mais nova e mais pequena do grupo começaram a apelidar-me de Pisko pois, um Pisko é um pássaro pequenino, daí a comparação!

2. FUTURO?

Quanto ao meu futuro é difícil de saber o que me espera.

Adoro futsal e enquanto me sentir bem e capaz espero continuar a praticar a modalidade.

Neste momento estou a tirar um curso de Radiologia na ESTSP e pretendo no futuro vir a exercer a minha profissão embora as perspectivas do presente e futuro próximo não sejam muito animadoras.

Ainda assim, espero continuar ligada ao futsal de alguma forma.

3. COMO "DESPERTASTE" PARA O FUTSAL?

Desde que me conheço que sempre gostei de jogar a bola, quer seja em casa contra a parede, na rua com os meus vizinhos, na escola com os colegas, etc. Desde criança que brincar com uma bola era o que eu mais gostava de fazer. Alguns dos meus familiares fizeram carreira profissional no futebol por isso acho que não tinha como escapar ao "bichinho da bola"..lol. No entanto, foi na escola primária que um Prof. de Educação Física me incentivou a praticar a modalidade levando-me a treinar ao CD Aves, clube no qual permaneci cerca de 7 ou 8 anos apenas jogando como federada em 6 deles. Como tinha 9 anos e estava fisicamente pouco desenvolvida em relação às minha colegas optaram por não me federar logo no início. Enquanto atleta do CD Aves fui chamada várias vezes para a selecção distrital do porto e também selecção nacional de Futebol11, ambas na categoria de sub.19. Depois do CD Aves eis que surgiu o convite para representar os Restauradores Avintenses. Desde logo, o projecto em si cativou-me bastante e alguns dos seus frutos são bem visíveis e irrefutáveis, foi por isso impossível recusar. Desde que estou nos Restauradores tenho a noção que evoluí imenso, o que me proporcionou ser Tri-Campeã Distrital do Porto como também Campeã Nacional.


4. É FÁCIL CONCILIAR OS ESTUDOS COM O FUTSAL?

Não, não é fácil. Estou no último ano do curso e sinto imensas dificuldades para articular a minha paixão pelo Futsal com o meu curso. É difícil levantar-me na maioria dos casos às 5h45 ou 6h45 da manhã para estagiar, ter aulas e ainda treinar. Claro que nem todos os dias são assim mas há determinadas alturas em que me sinto desgastada. Ainda assim, não me arrependo de tudo o que tenho feito para puder conciliar as duas coisas.

5. "MAIS VALIAS" DO FUTSAL FEMININO EM PORTUGAL?

Uma das mais valias é a paixão que nós, mulheres, sentimos quando praticamos esta modalidade. Tenho a certeza que muitas gostariam de ser profissionais e dedicarem-se apenas ao futsal. Mas, uma vez que isso não é possível cá, tentamos dar o nosso melhor e mostrar que temos valor e qualidade para disputar qualquer jogo com qualquer equipa. Há muita qualidade em Portugal basta aproveitarmos da melhor forma aquilo que temos. Posso dar como exemplo o Mundial de Futsal Feminino realizado em Dezembro passado em Madrid. Conseguimos resultados históricos frente a países que apostam no Futsal Feminino, tal como a Espanha e o Brasil, onde a maioria das atletas são profissionais e em que algumas delas treinam 2 vezes por dia. Conseguimos empatar 2.2 com o Brasil na fase de grupos, de salientar que apenas nos últimos segundos e através de uma grande penalidade é que empataram o jogo. Na meia final com a selecção anfitreã, a Espanha vencemos por 4.3 marcando presença na final com o Brasil. Apesar de termos perdido a final demonstramos ao longo de todo o Mundial que o nosso país pode competir com as selecções mais fortes e que há qualidade cá, basta apenas apostarem mais um pouco em nós.

6. COMO VÊS A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO DO FUTSAL, ATRAVÉS DE IMAGENS?

Costuma-se dizer que uma imagem vale mil palavras... Não sei se se pode aplicar também na divulgação da modalidade mas espero que sim. Espero que ao verem imagens da modalidade, as pessoas mostrem interesse em conhecê-la e assistir a um jogo de futsal ao vivo nem que seja para terem a sua própria opinião.


7. FOTO FREESTYLE SPIRIT PREFERIDA?

Não consigo escolhi apenas uma foto porque todas elas são muito boas. Tenho 6 ou 7 fotos que gosto mais mas isso deve-se ao significado pessoal que lhes atribuo.

Sou apreciadora do trabalho FREESTYLE SPIRIT desenvolvido pela Luzir mas como não sou expert em fotografia apenas avalio o seu trabalho como uma simples observadora, ou seja, para mim, uma boa foto é aquela que, acima de tudo, seja capaz de me transmitir algo! Gosto também da criatividade e originalidade dos trabalhos da Luzir.

Sem comentários: