- -

-                            -

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

JOANA em Entrevista ao MAGIADOFUTSAL


Fala-nos de ti..

Ola, sou a Joana tenho 24 anos e sou guarda-redes de futsal. Como pessoa sou sociável e agradável, gosto de uma boa conversa e sou super divertida no meu grupo de amigos.

Quando nasceu a paixão pelo futsal ?

A minha paixão pelo futsal nasceu há bastante tempo, sempre fui uma "maria-rapaz" desde que me conheço sempre gostei mais das brincadeiras de rapazes do que propriamente brincar com bonecas!!!Na escola sempre acompanhei os rapazes nas peladinhas no recreio e como tenho 1 irmão mais velho as brincadeiras sempre passaram por jogar a bola. Venho de uma família em que o meu pai tinha sido guarda-redes fut 11 o meu irmão também era guarda-redes e eu então não fugi á regra!!


O que representa o futsal para ti?

Para mim representa tudo, ao longo da minha vida fiz sempre escolhas profissionais em que pudesse sempre conjugar os horários dos treinos e jogos, posso ter-me prejudicado em algumas situações mas não me arrependo! Representa a minha libertação de stress diário o convívio , companheirismo e espírito de sacrifício em prol da equipa, o vibrar com as vitorias e chorar pela derrota mas acima de tudo erguer sempre a cabeça, e o futsal também pode ensinar muito para a vida..



Joana no Gondomar da AF Porto.

Qual o seu percurso até hoje?

Comecei a jogar com 9 anos numa equipa beira de casa que foi o SANTANA onde joguei durante 4 anos e foi o meu 1º ano federada em 2001/02, no ano seguinte joguei no COOPERMAIA 2002/03 ambas as equipas na 2ªDivisao Distrital. Na época 2003/04 representei o GRAMIDENSE na subida á 1ªDivisao,durante as época desde 2004 até 2008/09 representei E.D.C. GONDOMAR onde fui bi campeã distrital (06/07,07/08) e vice campeã nacional. Passei então 2 épocas seguintes de 2009/10 e 2010/2011 no A.C.D. MINDELO e este ano 2011/2012 estou no RESTAURADORES AVINTENSES.


Joana do ACD Mindelo.

Jogas em que equipa? E como estão a correr as coisas esta época?

Jogo no RESTAURADORES AVINTENSES, e para já está a correr muito bem a época neste momento no fim da 1ª volta ocupamos o 1º lugar na tabela com a melhor defesa e melhor ataque do campeonato o que é um factor muito positivo do trabalho realizado semana após semana.

Quais são os teus objectivos individuais e colectivos?

Gosto sempre de falar mais nos objectivos colectivos e para já tudo está a correr muito bem estamos a manter os níveis competitivos elevados e espero que no final da 2ª volta a sorte nos sorria e se tudo correr bem podermos ser campeãs distritais e lutar pelo ambicionado campeonato nacional. A nível pessoal eu trabalho todas as semanas para ser melhor para ajudar a equipa e claro que ambiciono como qualquer jogadora poder representar selecção nacional.


Joana nos inicios.

Acha que os clubes tem treinadores formados neste caso para sua posição que é a de guarda-redes, ou sente que a uma lacuna?

Felizmente nos últimos anos no Gondomar e no Mindelo tive um grande treinador de redes, Hélder Pereira que aprendi muito com ele e me fez evoluir, mas a verdade é que na maior parte das equipas não há esse trabalho especifico de guarda-redes , infelizmente a mentalidade de muitos é que o (a) guarda-redes só lá esta para "defender" assim como um jogador de campo tem que trabalhar o passe, a recepção, o trabalho de agilidade velocidade de reacção,flexibilidade, posicionamento é importante de trabalhar num redes. E as equipas embora venham a mostrar interesse é preciso mais trabalho.


O que achas que deveria de mudar no FFP?

Mais apoio nas camadas jovens, incentivo à pratica do futsal e não viver à sombra do fut11. Ajudas de custos às equipas formadoras faz parte da evolução.

Acha que é o campeonato distrital mais forte?

Acho que ha uns anos atrás o campeonato do porto era o mais forte do pais mas com o decorrer dos anos as jogadoras começam a "espalhar-se" por outros distritos o que leva mais competitividade aos outros nos outros distritos como Braga e Aveiro e enfraquece o distrital do porto.


Acha que temos condições para poder termos o tão ansiado campeonato Nacional?

A crise afecta a todos e se calhar nem todas as equipas estariam estruturadas para inicialmente avançar com um campeonato nacional, porque acarreta despesas semana sim semana não nas deslocações, a falta de patrocínios é a realidade na maior parte das equipas. O que queremos é a evolução não a desistência das equipas por falta de verbas. A criação de um campeonato Regional(Zona Norte,Centro e Sul)para começar, pelo menos haveria mais competitividade e se fosse um sucesso passar a um campeonato nacional.

No último ano, o Futsal Feminino ganho maior visibilidade, em grande parte pelo desempenho da nossa Selecção Nacional…O que acha disto?

A participação da selecção nos últimos 2 anos não podia ser mais positiva no 1º ano medalha de prata , este ano um honroso 3º lugar faz com que as jogadoras lutem por um objectivo. Demonstra que em Portugal temos grandes valores, como a Mantorras, recentemente nomeada para melhor jogadora do mundo, e muitos outros " diamantes em bruto" que fazem parte da nossa selecção é um orgulho para todos nos Portugueses que somos, sermos falados,respeitados e admirados no estrangeiro.


Agora com maior mediatização do futsal feminino, a vossa responsabilidade aumenta?

Claro que sim pelo facto de é uma obrigaçao da nossa parte manter a fasquia alta porque em todos futuros mundiais seremos apontados como favoritos, por isso é preciso trabalhar sempre mais e melhor..

O que achas da criação de organizações e blogues direccionados para o Futsal Feminino?

É uma excelente forma de divulgação da modalidade, dá a conhecer por todo o pais as equipas, campeonatos e organização. Desde que seja em prol da evolução do futsal feminino é muito positivo..


A realidade de a nossa vizinha Espanha e muito diferente a nossa...Acha que isso é derivado a quê?

Acho que a maior diferença é que em Espanha ha muito mais divulgação por parte dos media em relação ao futsal, cada equipa é "carregada " de patrocínios o que faz ter uma estrutura solida e muitas serem profissionais ou semi- profissionais. Existe um campeonato Nacional muito competitivo e isso faz toda a diferença.

Para finalizar, queres deixar algumas palavras a todos os seguidores do magiadofutsal e do futsal feminino?

Quero agradecer ao magia do futsal pela divulgação que tem tido a nível nacional sempre muito actualizado e interessante. Quero deixar a todos os seguidores do futsal que continuem a lutar e a adorar esta modalidade. Porque a evolução passa principalmente por nós jogadoras.

Fonte: MAGIA DO FUTSAL

Sem comentários: