- -

-                            -

quarta-feira, 10 de março de 2010

CATARINA SILVA em discurso directo

O blog dos Restauradores foi ao encontro de Katy e conseguiu recolher opiniões muito interessantes sobre alguns assuntos importantes do Futsal Feminino Nacional. A melhor jogadora de 2008/2009 revelou também que será o último ano ao serviço dos Restauradores e do Futsal Nacional pois irá retirar-se das competições para a época 2010/2011.

1. Como começou a tua carreira no futsal?

Iniciei esta modalidade com 18 anos, um pouco tarde é certo e comecei a praticá-la por pura casualidade. Estava a dar uns toques numa bola na faculdade e um dirigente de um clube veio ao meu encontro e perguntou-me se não estaria interessada em realizar um treino na sua equipa. Fui ao primeiro treino, percebi que afinal era uma das melhores equipas, portanto acabei por ficar sendo o meu primeiro clube a Associação Desportiva Universidade Fernando Pessoa. Estive neste clube 4 épocas até que recebi o convite do André Teixeira para me juntar ao Grupo Desportivo do Alto de Avilhó. Não pensei muito, uma vez que tinha por lá pessoas que me queriam muito bem e eramos amigas. Joguei duas épocas no Alto do Avilhó, onde na última nos sagramos campeãs nacionais. Após esta época, deixei o futsal, tendo voltado a jogar no ano passado nos Restauradores Avintenses. Contudo, não perceciono o que descrevi como uma carreira, mas sim como um percurso pelo futsal.


2. Tens algum jogador(a) que seja referência para ti?

Existem algumas jogadoras que aprecio bastante, no entanto saliento a Marlene, a Maria João, Ana Costa, Sílvia Valoroso que são da minha geração e tive ou tenho o prazer de jogar com elas.

3- Como vês o futuro da modalidade com a falta de um campeonato nacional e a inactividade da selecção nacional?

O futuro da modalidade está comprometido se a FPF e os seus dirigentes continuarem a não acreditare no futsal feminino. Posso afirmar que joguei durante 4 anos na Selecção Nacional A de Futsal e senti nesses 4 anos que o percurso da selecção feminina de futsal foi sempre em crescendo, uma vez que as diferenças de competências entre a nossa selecção e a selecção espanhola (na época e talvez ainda hoje, a melhor selecção do mundo) estavam perfeitamente esbatidas. Participamos em vários torneios, em alguns obtivemos vitórias noutros perdemos pela margem mínima. Se quiserem recordar os tempos em que eramos os "bombos da festa" também está na net, um famoso jogo que a selecção perdeu por 13-0 contra os "Nuestros Hermanos". Ora após todo este trabalho, eis que alguem tem a ideia peregrina da acabar com a selecção nacional de futsal. Hoje estamos mais pobres nesta modalidade quando tinhamos tudo para sermos desportivamente mais ricos. Actualmente, face à época que deixei de jogar (2003/2004), reconheço que existem mais e melhores recursos humanos. Acredito que muitas das minhas jovens colegas de equipa ainda terão o prazer de jogar numa selecção nacional de futsal (e não de Futebol de 11) e jogar um campeonato nacional. Eu sou uma apoiante activa e incondicional desta mudança. É necessário, é possível e não deixem para os outros aquilo que todas podemos fazer.

4- Com os títulos conquistados e tendo em conta o panorama actual do Futsal Feminino, ainda consegues ter ambição e motivação?

Pessoalmente, os títulos conquistados até aqui foram todos conseguidos também com estes ingredientes: ambição com os pés assentes na terra e motivação intrinseca. Creio que a minha motivação e a minha forma de estar, por vezes, incita as minhas colegas de equipa a jogar mais e melhor. Creio que esta equipa sentir-se-ia mais motivada se jogasse a nível nacional (que equipa não se sentiria?), no entanto contamos apenas connosco para ter estes dois predicados. Se nós não quisermos jogar ninguém o irá fazer por nós, já que as outras equipas sentem-se sempre motivadas quando jogam contra os Restauradores Avintenses. Curiosamente, as equipas que refiro na primeira questão sempre foram construídas de forma ambiciosa por forma a obter resultados.

5- E qual é a sensação de representar um clube como os Restauradores Avintenses?

O Restauradores Avintenses não seria a mesma coisa sem as pessoas que lá estão, por conseguinte sinto-me perfeitamente integrada nesta equipa, com este emblema e com estas pessoas. Sinto-me respeitada e acarinhada por todos, sem excepção. Os Restauradores ficarão sempre para a História do Futsal Feminino Português, tal como o GDRC Alto de Avilhó, tal como os Novos Talentos, tal como o SLB. Como é óbvio, este clube ficará na "história da história da gente", ou seja, nas minhas memórias.

6- Achas que o projecto dos Restauradores retira objectivos às outras equipas ou obriga-as a melhorar?

Esta questão nem me parece que se ponha e não obriga ninguem a melhorar. Só evoluí, quem quer aprender com quem tem capacidades de ensinar e transmitir conhecimentos, e sobretudo, que trabalhe. Sem dúvida, que esta equipa tem bons valores individuais, mas podia não passar disso. As outras equipas do nosso campeonato tem que trabalhar mais e melhor para começar a equilibrar competências e discutir o jogo nos pormenores. Escusado será dizer que os Restauradores não são invencíveis, são uma equipa forte... tal como todas as outras temos bons dias de jogo/treino e maus dias.

7- O que achas do trabalho realizado até à data e que objectivos tens pro futuro?

O trabalho realizado até à data é de qualidade, sempre o foi. Reconheço toda a competência nesta equipa técnica. Os jogos também são ganhos por eles com golos pensados por eles e executados pelas jogadoras. Relativamente ao futuro, espero que esse futuro se prolongue até Junho de 2010, ou seja, até à final da Taça Nacional. Independentemente dos resultados, será o último ano que irei jogar futsal.

8- A equipa de juniores e equipa B o que pensas sobre isso?

Estou completamente de acordo com a formação destas duas equipas. Ideal seria ter todos os escalões femininos e masculinos. Não vejo diferenças entre a equipa A e B até porque treinamos todas juntas e se jogasse na equipa B, não mudaria nada a minha forma de estar no treino ou na competição. Espero que estes alicerces sejam mantidos e sejam o início de longos anos de vida deste clube.

9- Queres deixar algum conselho para as novas atletas e para todos os acompanhantes da modalidade?

Às novas atletas, que persigam os seus sonhos, quer estes estejam ligados ao futsal, ou não. Pratiquem a modalidade no limite e com fair-play. Aos adeptos, que tragam mais adeptos, e que por sua vez estes também o façam. Todos tem as portas abertas para verem bom futsal jogado no feminino.

Curiosidades:
Nº 4 (desde sempre)
Sonho: Continuar a ser muito feliz;
Virtude: Amiga do próximo
Defeito: quantos querem?? Talvez o mais vincado, teimosia

Filme : Forrest Gump
Livro: Tenho muitos acerca de vários temas porque sou uma leitora inveterada
Musica: Rossana "Fuego Lento"
Prato de Comida: Leitão, não fosse eu da Bairrada.
Restauradores: Muito mais que uma equipa.

Sem comentários: