- -

-                            -

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ENTREVISTA a RITA PORTULEZ


O Blog dos Restauradores foi conversar com o benjamin da equipa, Rita Portulez, a ex- Alto do Avilhó, veja as declarações.


1- Fala-nos um pouco de ti…Quando e como inicias-te a tua carreira, o teu percurso etc!
Tudo começou no ano de 2007 quando soube que umas amigas jogavam futsal no G.D.R.C Alto do Avilhó e quis fazer um treino. Após o treino surgiu o convite para eu ficar que eu aceitei quase de imediato. Apenas joguei alguns jogos da temporada de 2006/2007. Na temporada seguinte (2007/ 2008) fizemos um campeonato excelente e só não fomos premiadas com o título de campeãs distritais da zona norte em juniores porque cometemos alguns erros nas últimas jornadas. Durante essa temporada tive o prazer de ser convocada à selecção distrital do Porto, o que no fim veio a demonstrar que não foi assim tão gratificante quanto pensaria que iria ser, mas são “águas passadas” e desejo o melhor para a selecção distrital do Porto.

2- Quais são as tuas ambições na modalidade?

As minhas ambições na modalidade são, acima de tudo, divertir-me a fazer uma coisa que gosto muito. E ganhar o máximo de títulos possíveis!


3- Tens alguma referencia (jogador, jogadora, treinadores, etc)?

Tenho como referência a minha actual equipa, pois percebo o esforço que todas fazem para jogar bem, treinar bem, e dar o máximo pela equipa. É de facto a melhor equipa que uma jogadora com pouca experiência, como eu, poderia ter. São pessoas sempre prontas a ajudar, e deixo aqui um agradecimento por isso .
Depois tenho também deixar uma palavra de agradecimento ao meu primeiro treinador, o Sr. Ulisses do Avilhó, pois foi ele que apostou em mim e me “massacrou” muito a cabeça para que eu quisesse sempre mais e melhorasse imenso. Por fim, mas não de menor importância tenho que agradecer aos meus actuais treinadores que me têm feito evoluir bastante e ajudado nas minhas dificuldades devido à falta de experiencia.


4- Breve reflexão sobre o rendimento da equipa (treinos e jogos) desde o primeiro dia de trabalho?

Penso que o facto de a maioria das jogadoras já se conhecerem ajudou a fazer com que a equipa, e não um conjunto de jogadoras, se formasse e por isso começamos bem a época. Após um inicio bastante bom penso que passamos uma fase um pouco má em que perdemos pontos desnecessários, mas essa fase já passou e estamos a melhorar de dia para dia a nossa qualidade de jogo .


5- Pensas que o facto de não haver um campeonato nacional prejudica a tua evolução com jogadora?

O facto de não haver campeonato nacional prejudica a evolução das jogadoras pois, sem querer menosprezar algumas equipas, acho que o campeonato da zona norte é basicamente constituído por três ou quatro equipas que podem tornar o campeonato mais interessante, e as restantes não estão ao nível das equipas dos primeiros lugares, o que não quer dizer que não dificultem o nosso jogo porque dificultam e são jogos bastante debatidos . Mas sem duvida que um campeonato nacional feminino iria tornar o futsal uma modalidade mais competitiva, como também mais vista, mais falada e as equipas seriam quase que forçadas a evoluir se quisessem conquistar algo.

6- Gostavas de competir num Campeonato Nacional? E achas que é possível?

É claro que gostaria de competir num campeonato nacional. Só ainda não é possível na minha opinião por falta de apoios das associações e da própria federação.


7- Na tua opinião, o que falta para que a selecção nacional de futsal volte ao activo?
Falta o querer da parte da Federação. Pois de parte das jogadoras penso que há muita vontade de ver a selecção nacional de futsal de volta ao activo.


8- O que faz falta para a evolução do Futsal Feminino em Portugal?

Penso que o problema do futsal feminino é muitas pessoas pensarem que o futebol e o futsal são para homens. Não há apoios para que o desporto evolua em termos femininos.

9- Queres deixar alguma opinião ou comentário para os/as leitores do blog e para os amantes do Futsal Feminino?
Quero agradecer o apoio à nossa equipa e que nos continuem a apoiar pois precisamos do vosso apoio até ao fim.
Aos amantes de futsal espero que continuem a gostar do futsal feminino e que vão mais aos pavilhões dar apoio às vossas equipas.

Sem comentários: