- -

-                            -

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PISKO em discurso directo

1- Como e começou a tua carreira no Futsal?
O futsal em si surgiu na minha vida através de um professor de educação física quando eu tinha apenas 9 anos. Esse mesmo professor convidou-me para fazer uns treinos no C.D.Aves e desde entao, lá permaneci, embora só aos 13 anos é que fui inscrita e fiz então o meu 1ºjogo como federada.
2- Tens algum(a) jogador(a) que sejam referências para ti?
Sim, como é natural quando iniciamos uma modalidade existe sempre alguém que nos chama atenção pela forma como joga. Eu nao fui excepção! A referência que sempre tive e ainda tenho no futsal feminino é a Catarina Silva (Katy). Para mim é uma honra jogar ao lado dela e aprender sempre mais e mais com ela. As suas capacidades técnicas são fantásticas e a sua postura perante o futsal é um exemplo para todos.
3- Como vês o futuro da modalidade com a falta de um campeonato nacional e a inactividade da selecção nacional?
Na minha opinião, a falta de um campeonato nacional e a inactividade da selecção nacional não ajudam em nada a evolução do futsal feminino em Portugal. A falta de competividade é tremenda e apenas na taça nacional é que essa mesma competividade pode surgir. É necessário esperarmos quase um ano para termos jogos competitivos, motivantes, emotivos e com bom futsal. E, deste modo, não se vai a lado nenhum!
4- Com os títulos conquistados e tendo em conta o panorama actual do Futsal Feminino, ainda consegues ter ambição e motivação?
Tenho sempre a ambição e motivação de evoluír e aprender, isto porque adoro practicar futsal e quero tornar-me melhor naquilo que faço. No entanto, apenas isso, por vezes, não chega! São necessários sempre novos desafios, estabelecer novos objectivos e conquistar novas competições para estar sempre motivada. Neste momento, vencer a taça nacional é o objectivo máximo de todas as praticantes e é frustante para quem já alcançou isso não puder ir mais além.
5- E qual é a sensação de representar um clube como os Restauradores Avintenses?
Em primeiro lugar, é um previlégio trabalhar com toda a gente porque são pessoas fantásticas que se dedicam muito ao clube. Desde as atletas, fisioterapeuta, treinadores, directores, presidente, etc... E representar um clube que é campão nacional de futsal feminino e que conseguiu conquistar o respeito de muita gente através do trabalho realizado também me enche de orgulho!
6- Achas que o projecto dos Restauradores retira objectivos às outras equipas (nomeadamente na AF Porto) ou obriga-as a melhorar?
O projecto dos Restauradores é, sobretudo, uma aposta no futsal feminino! E acho que deve seguir de exemplo para outras equipas. Só assim, é possível construír uma base de trabalho forte e consistente que se inicia logo na formação. E sem dúvida que, mais tarde, quem vai saír beneficiado deste projecto serão Restauradores e o futsal feminino em geral.
7- O que achas do trabalho realizado até à data e que objectivos tens pro futuro?
O trabalho realizado até à data tem sido uma continuidade do trabalho realizado na época anterior, sempre com a perspectiva de melhorar e aperfeiçoar os aspectos menos bons e experimentando situações novas. Pessoalmente, o objectivo que tenho para este ano é revalidar o título nacional evoluíndo de dia para dia.
8- A equipa de juniores e equipa B o que pensas sobre isso?
Devido à quantidade e qualidade das atletas do clube, a criação de uma equipa B e de uma aposta mais forte na formação trazem benefícios não só para o clube como para as próprias a atletas que realizam no mínimo, um jogo por semana. É a competir todas as semanas que uma atleta tem condições para evoluír e ganhar experiência competitiva. Com uma única equipa não seria possível dar tempo de jogo suficiente a todas as atletas de modo a que aumentassem o seu rendimento.
9-Queres deixar algum conselho para as novas atletas e para todos os acompanhantes da modalidade?
A todas as atletas, principalmente as mais novas, o conselho que deixo é se apliquem sempre ao máximo porque quando trabalhamos recebemos sempre a nossa recompensa, mesmo que algumas das vezes possa demorar um pouco mais. E que continuem a praticar o futsal com muita alegria e por prazer!
Curiosidades:
Nº: 23
Sonho: ser feliz
Virtude: amiga, calma, humilde e luto pelos meus objectivos
Defeito: teimosa e orgulhosa
Filme: Terror, comédias e romance.
Livro: "Quem quer ser bilionário"
Musica: não tenho uma específica. Gosto um pouco de tudo e depende sempre do estado de espírito
Prato de Comida: picanha
Restauradores: 2ªfamília.

Sem comentários: