- -

-                            -

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SOFIA FERREIRA em discurso directo


O blog dos Restauradores foi ao encontro d Sofia Ferreira, uma das capitãs de equipa falou sem rodeios sobre alguns assuntos confira a entrevista.

1- Como e começou a tua carreira no Futsal?
A minha carreira começou no C.D. Aves há sensivelmente 13 anos. Durante 8 anos estive nesse clube, sendo que durante esse tempo joguei pela Selecção Distrital de Futsal do Porto e pela Selecção Nacional Sub-19 de Futebol. Posteriormente mudei para o Varzea (equipa de Futebol de 11), durante 2 anos, o que me permitiu jogar pela Selecção Nacional A de Futebol. Entretanto, retornei ao C.D.Aves, por apenas 1 ano, apesar de não ter jogado nenhum jogo pelo campeonato devido a uma lesão. Nos últimos dois anos, como é sabido :) jogo pelo Restauradores.


2- Tens algum(a) jogador(a) que sejam referências para ti?
Tenho algumas jogadoras que são referências para mim. Cada uma por motivos diferentes e que complementam o perfil de uma jogadora perfeita (para mim).


3- Como vês o futuro da modalidade com a falta de um campeonato nacional e a inactividade da selecção nacional?
O ano passado respondi a esta pergunta apenas pelo acho que...agora que passei por uma taça nacional tenho uma noção mais concreta sobre este assunto. Não tenho qualquer dúvida que um campeonato nacional, onde as melhores equipas jogam contra as melhores seria benéfico a todos os níveis, principalmente para as atletas. Elas evoluíriam mais, os pavilhões teriam mais gente (pois além de haver muito mais emoção durante os jogos, estes seriam mais bem jogados e mais interessantes para os adeptos), obrigaria os treinadores a melhorar, assim como toda a estrutura de uma equipa (desde dirigentes a jogadoras). Ao nível da selecção nacional, sendo este o ponto mais alto da carreira de uma atleta (quem não queria jogar pelo nosso país??), é evidente que a sua inactividade é uma lacuna bastante grave no futsal feminino.


4- Com os títulos conquistados e tendo em conta o panorama actual do Futsal Feminino, ainda consegues ter ambição e motivação?
Evidentemente, que esta primeira fase a motivação é menor, mas esta cresce quando pensamos na Taça Nacional. O ano passado tivemos a experiência que se não lutarmos, se não trabalharmos, se não formos uma equipa, podemos não ganhar (apesar de que a sorte entra em tudo isto). Além de que temos a motivação pessoal de melhorarmos de ano para ano ( e este ano ainda tenho outra motivação), além de poder jogar contra a equipa do meu coração, há um desafio a tentar ultrapassar...ser campeã nacional sem perder nenhum jogo.


5- E qual é a sensação de representar um clube como os Restauradores Avintenses?
É com orgulho que jogo e treino com as melhores jogadoras de Portugal e orientada pelos melhores treinadores (na minha opinião) de futsal feminino. Evidentemente, que durante o ano inteiro existem momentos maus (também) e nem tudo é um mar de rosas...mas os momentos bons são muito e melhores que os menos bons....vale a pena conhecer e ter a oportunidade de estar com todas as pessoas que lutam juntas por um objectivo.


6- Achas que o projecto dos Restauradores retira objectivos às outras equipas ou obriga-as a melhorar?
Essa é uma pergunta muito subjectiva, depende de como cada pessoa pensa e da sua maneira de ver a vida. Eu olharia como uma forma de melhorar.


7- O que achas do trabalho realizado até à data e que objectivos tens pro futuro?
Acho que o trabalho realizado tem permitido a nossa evolução como jogadoras e como equipa, daí os resultados atingidos, o que mostra o bom caminho que temos seguido.
Objectivos pessoais - Melhorar dia após dia
Objectivos para a equipa - Revalidar o título nacional


8- A equipa de juniores e equipa B o que pensas sobre isso?
É sem dúvida muito bom....pois a competição é o ingrediente maior e mais importante para a evolução de qualquer atleta.


9- Queres deixar algum conselho para as novas atletas e para todos os acompanhantes da modalidade?
Nunca desistam do vosso sonho.


10- ùltimas palavras desta entevista
Hum...houve muita coisa que não disse, mas também não vou dizer.


Curiosidades:
Nº: 11
Sonho: Na generalidade - "Ser Feliz"
Virtude: Amiga
Defeito: Quando estou xateada...sou msm mt Bruta
Filme : Adoro Cinema...gosto mt de ver fimes
Livro: Não gosto muito de ler
Musica: Angel - Sarah
Prato de Comida: Aí, essa é complicada...gosto de muita coisa :)
Restauradores: Evolução

Sem comentários: