- -
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Séniores: AMIGOS CORIM 1-8 RESTAURADORES
Crónica do Jogo:
Realizou-se hoje o jogo entre os Restauradores e os Amigos de Corim, a contar para a 11ª jornada do campeonato distrital de Futsal feminino. Os Restauradores entraram muito bem na partida pressionando o adversário enquanto o Corim optou por uma estratégia de contenção tentando o contra ataque. A equipa de Avintes com uma circulação de bola rápida e dinamica conseguia chegar á baliza do Corim e logo nos 1º minutos Pisko e Amdreia poderiam ter inaugurado o marcador mas a GR adversária e o poste adiaram o golo forasteiro. Mas aos 7' Andreia, após um envolvimento colectivo fez o 0-1 num remate com pé esquerdo. Pisko aumentou a vantagem após uma recuperação de bola. Mas aos 14' a equipa do Corim num lance de canto, a bola ressalta em Andreia e trai a GR Alice que nada podia fazer. Daniela num bom lance individual coloca os Restauradores a vencer por 1-3 ao intervalo. Na 2ª parte o jogo continuou só com um sentido, Pisko faz o 1-4 num remate do qual não possuimos imagens, e Mara num remate fora da area coloca um ponto final no jogo fazendo o 1-5. O Corim não conseguia chegar á baliza de Alice fazendo apenas 3 remates em toda a partida, e ainda houve tempo para Catarina fazer o 1-6 após assistência de Nancy. Sofia ao 2º poste faz o 1-7 para os Restauradores . Pisko fecha a contagem da melhor forma fazendo o 8º golo final e realizando um hat-trick o seu 5º esta época, este golo que teve a curiosidade de ser o golo nº 100 na presente temporada. Mais uma vitória que deixa os Restauradores mais só no 1º lugar, e que termina o ano 100% vitorioso.
Ficha de Jogo
5 Inicial- Alice; Andreia; Pisko; Sofia; Mara
Jogaram Ainda: Bela; Nancy; Daniela; Tania; Catarina
André Teixeira: " Hoje conseguimos um jogo muito bom a todos os níveis, coloquei objectivos para este jogo e foram todos alcançados. Somos de facto a melhor equipa deste campeonato estando uns furos acima da maioria das equipa, trabalhamos muito bem, e vamos continuar pois temos jogadoras inteligentes e ambiciosas. Sabemos que não vai ser fácil mas terão de nos ter em conta para o título nacional, pois penso que para o distrital, hoje, demos o passo que faltava, dificilmente nos fugirá. Desejo a todos um feliz 2011."
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
BLOGUE: FUTSAL TOTAL 19 faz campanha pelo Futsal Feminino
DESAFIO PARA TODAS AS JOGADORAS DE FUTSAL
MaisFutsal propõe que todas as jogadoras enviem para a F.P.F. um mail com a frase: " EU QUERO JOGAR NO CAMPEONATO NACIONAL DE FUTSAL FEMININO !!!"
Os mails deverão ser enviados para os seguintes endereços: info@fpf.pt, secretario_geral@fpf.pt, rev.amadores@fpf.pt, futsal@fpf.pt, fut_futsal@fpf.pt, fut_feminino@fpf.pt.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Séniores: AMIGOS CORIM x RESTAURADORES
Marlene
Jogo Treino: SENIORES x JUNIORES- PAI NATAL abrilhantou a festa
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Rubrica: "Regresso ao passado"- Mister ANDRÉ TEIXEIRA







Séniores: RESTAURADORES 5-0 ARREIGADA
Crónica do Jogo:
Os Restauradores receberam o Arreigada a contar para a 10ª jornada do Campeonato Distrital de Futsal Feminino da AF Porto. Um jogo em atraso devido aos compromissos da Selecção Nacional. Os Restauradores entraram muito bem na partida e logo no primeiro minuto Marlene e Pisko têm 2 ocasiões claras para inaugurar o marcador, Pisko ainda acerta no poste. A mesma Pisko, aos 5' dribla uma jogadora do Arreigada e assiste Marlene ao 2º poste que com um remate colocado faz o 1º golo na partida. Numa jogada de envolvimento colectivo, aos 9' Pisko recebe na ala e faz um grande golo sem hipoteses de defesa para a GR adversária. Os Restauradores continuaram a pressionar o adversário que só por intermédio de Carla conseguia alguns desiquilibrios mas nunca colocando em real perigo as redes de Dani. O intervalo chegava com 2 golos de vantagem para a equipa da casa. Na 2ª parte os Restauradores entram melhores do que finalizaram a 1ª parte e Mara num livre directo faz o 3º golo. O Arreigada tentava jogar directo no pivot mas a defesa das Avintenses conseguia sempre fechar os espaços. Sofia numa transição coloca 4 golos de diferença no marcador e Marlene fecha a contagem após passe de Mara. Em resumo uma vitória sem contestação das Avintenses aumentando assim a diferença para o 2º classificado para 8 pontos.
Ficha de Jogo:
5 Inicial- Dani; Sofia; Pisko; Marlene; Mara
Jogaram Ainda- Bela; Andreia; Nancy; Catarina; Daniela
André Teixeira: " Não foi um jogo muito bem conseguido da nossa parte pois tivemos algumas oscilações de rendimento. Entramos muito bem na partida, mas depois com o passar do tempo fomos descendo de produção. Na 2ª parte já estivemos melhor mas nunca como em alguns momentos da época, mas foi importante ganhar e aumentar a diferença para os adversários directos. Queremos acabar o ano com 11 pontos de avanço. Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal."
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Seniores: RESTAURADORES x ARREIGADA- Jogo em atraso
Dani
Alice
Bela
Pisko
Sofia
Mara
Marlene
Andreia
Catarina
Nancy
Daniela
ANTF realiza Acção de Formação


A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol com o apoio do Instituto do Desporto de Portugal vai organizar uma Acção de Actualização para Treinadores de Futsal, na Sede da ANTF, sita no Largo dos Arcos da Ribeira, 114 – Porto, no dia 21 de Dezembro de 2010, no âmbito do programa de formação de recursos humanos, com o seguinte:
PROGRAMA
Hora: 20h00-23h00
Local: Sede da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol
Conteúdos Programáticos: Microciclo Padrão em Futsal
Prelector: André Teixeira- Treinador Restauradores Avintenses
Destinatários: A acção destina-se preferencialmente aos associados da ANTF. No entanto,poderá ser aberta à participação de outros interessados, desde que a lotação das instalações o permita.
Inscrições: Por questões logísticas aconselhámos os interessados a fazer, o mais breve possível, a sua pré-inscrição (Gratuita).
Contactos: Largo dos Arcos da Ribeira, 114 Telefone: 225370906 Fax: 225104302
Email: geral@antf.pt
Reportagem no Jornal Audiencia
150000 visitas em 2 anos
Séniores: RESTAURADORES 30-0 PENAFIEL

"Um jogo sem história"
Os Restauradores receberam no passado sábado a equipa do Penafiel para a jornada inaugural da 2 ª volta do Campeonato Distrital da 1ª Divisão e venceu por 30 golos sem resposta. As Bi campeãs começaram logo aos 2’ por Pisko que inaugurou o marcador após uma recuperação de bola. Foi um jogo só de um sentido onde as fragilidades da equipa da casa estiveram sempre visíveis. Ao intervalo a equipa de Avintes já vencia por 13-0. Na 2ª parte manteve-se o pendor atacante e os golos sucederam-se, acabando com o resultado de 30-0. Uma vitória sem história que deixa a equipa de Avintes mais só no 1º lugar da classificação face aos empates de Póvoa e Mindelo.
Ficha de Jogo
5 Inicial- Alice; Nancy; Tania; Sofia; Pisko
Jogaram ainda- Andreia; Mara; Nancy; Marlene; Catarina e Dani
Golos: Marlene (7); Pisko (5); Andreia (3); Catarina (3); Nancy (3); Mara (3); Sofia (3); Tania (2); Bela(1)
André Teixeira: " Foi um jogo sem história, pois a equipa de Penafiel teve sempre muitas dificuldades a todos os níveis. É uma equipa que não deveria competir nesta divisão pois a diferença para as outras equipas é de facto enorme e poderia evoluir noutra divisão. As vitórias são importantes e começamos muito bem a 2ª volta depois da paragem forçada pelos trabalhos da selecção. Demos um passo decisivo para o TRI Campeonato, se vencermos os 2 jogos em atraso será muito difícil o título escapar aos Restauradores. Gostei da entrega da equipa e da dedicação pelo jogo. "
Juniores: RESTAURADORES 7-2 VILA CAIZ

RESTAURADORES 7-2 VILA CAIZ
"Passo decisivo pro título"
O jogo da jornada realizou-se este domingo no Olival. Jogo que opunha as duas equipas melhores classificadas do campeonato, onde o Restauradores ganhou por 7-2 à equipa do Vila Caíz.
O jogo começou com a equipa da casa a controlar, com uma forte circulação de bola onde as jogadoras estavam tacticamente perfeitas. Contudo, num contra-ataque a equipa visitante coloca-se em vantagem. As jogadoras do Restauradores não se deixaram afectar e continuaram a sua circulação de bola até que aos 8 minutos Tina empata o jogo. Pouco tempo depois, a mesma jogadora, após um roubo de bola, põe a equipa gaiense em vantagem. Aos 13 minutos da primeira parte, um contra-ataque conduzido por Andreia acaba num golo de Tina, que faz assim o seu hat-trick no jogo. Com o jogo em 3-1, o Restauradores jogava com tranquilidade e numa jogada individual Andreia volta a dilatar a vantagem. A equipa local marcaria ainda por mais duas vezes na primeira parte por intermédio de Cris e Sarinha e levaria o resultado em 6-1 para o intervalo.
Na segunda metade o Restauradores baixou a guarda, o que permitiu ao Vila Caíz subir no terreno de jogo. O Vila Caíz teve algumas oportunidades de golo iminente, porém foi a equipa da casa a bisar primeiro, golo com assinatura de Cris, que faz assim o seu segundo golo no jogo. Apesar do golo e com o jogo controlado, as jogadoras do Restauradores cometeram alguns erros nesta segunda parte que levou à equipa de Amarante a reduzir a vantagem para 7-2. O resultado iria permanecer inalterável até ao apito final.
Assim, este foi mais um importante teste passado com distinção. O Restauradores fez, certamente, o melhor jogo do campeonato até à data e deu um passo muito importante rumo ao seu objectivo.
Ficha de Jogo:
5 Inicial – Flávia, Andreia, Leite, Cris e Tina.
Jogaram Ainda: Sarinha, Sara e Marta.
Golos: Tina (3), Cris (2), Andreia (1) e Sarinha (1)
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Seniores: RESTAURADORES x PENAFIEL- Convocatória
Dani
Alice
Bela
Andreia
Nancy
Pisko
Sofia
Marlene
Mara
Tania
Catarina
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Rubrica: "Regresso ao Passado"- TANIA FELIX 18#


terça-feira, 14 de dezembro de 2010
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Juniores: CD AVES 0-5 RESTAURADORES

AVES 0 - 5 RESTAURADORES
No começo da segunda volta do campeonato, os Restauradores deslocaram-se ao campo do Aves onde venceram por 5-0 a equipa local.
As jogadoras da equipa visitante entraram no jogo bastante apáticas e impacientes, não puseram em prática o modelo de jogo e quiseram fazer um jogo demasiado directo. Só por volta dos 10 minutos de jogo é que por autoria de Sara os Restauradores ficaram em vantagem. Pouco tempo depois Leite após uma boa jogada individual faz um bom golo de pé esquerdo. A mesma jogadora, aos 18 minutos de jogo, depois de uma boa combinação volta a aumentar a vantagem para 3-0.
O intervalo não trouxe nada de novo, pois os Restauradores continuaram a mostrar-se bastante ansiosas. No entanto, logo aos 5 minutos da segunda metade Marta põe o marcador em 4-0. Porém, a desorganização quer ofensiva quer defensiva manteve-se e chegou mesmo a haver uma situação de 3 jogadoras isoladas contra a guarda-redes dos Restauradores. Ao cair do pano, Leite bisa na partida, num lance fortuito, fazendo assim o seu hat-trick. O resultado manteve-se inalterado até ao apito final, ficando assim 5-0.
Este foi um jogo bastante atípico, pois os Restauradores não demonstraram a razão da sua superioridade. Com certeza que foi um deslize e na próxima partida a equipa gaiense irá demonstrar isso mesmo.
Ficha de Jogo:
5 Inicial – Flávia, Marta, Leite, Cris e Tina
Jogaram Ainda: Sarinha, Sara, Mafalda, Bárbara, Joana e Inês
Golos: Leite (3), Marta (1) e Sara (1)
domingo, 12 de dezembro de 2010
Mundial Espanha- PORTUGAL 1-5 BRASIL- Vice Campeãs do Mundo

Vice-campeãs- Fonte FPF
A Selecção Nacional de Futsal Feminina terminou, este sábado, a participação no Torneio Mundial, disputando a final, diante da poderosa formação do Brasil. Depois de na véspera ter derrotado a anfitriã, Espanha, por 4-3, desta feita, as pupilas de Jorge Braz não conseguiram levar a melhor sobre as “canarinhas”, perdendo por 1-5. Ainda assim, a Equipa das Quinas foi vice-campeã, no regresso à actividade da nossa Selecção, após seis anos de ausência.
Já se sabia que o encontro com as brasileiras tinha um elevado grau de dificuldade, tanto mais que nas meias-finais o Brasil havia vencido com tranquilidade a Rússia, por 4-0, evitando um grande desgaste físico, tanto mais que a etapa complementar da formação às ordens de Vander Lacovino foi de gestão do resultado e do esforço. Já Portugal, teve de lutar até aos últimos segundos da partida com a Espanha, para alcançar um lugar no jogo decisivo.
A final começou numa toada de contenção, de parte a parte, com as duas selecções a arriscarem muito pouco. Foi, por isso, com surpresa que o Brasil se colocou na dianteira do marcador, por intermédio de Jú, aos cinco minutos. Portugal não acusou a desvantagem e procurou partir em busca do empate, criando alguns sobressaltos na defensiva contrária. Acabou, no entanto, por ser Cilene, aos 18 minutos, a aumentar para 2-0, num potente remate desferido a mais de dez metros da baliza lusa.
Na etapa complementar, a nossa Selecção arriscou tudo, mas Lú marcou de novo (23’) e praticamente sentenciou a decisão da final ainda nos dealbar do segundo tempo. Portugal nunca desistiu e Catarina Silva reduziu, aos 34 minutos. Com o último “fôlego”, as pupilas de Jorge Braz arriscaram tudo, dando azo aos contra-golpes adversários. Em dois desses lances, Vanessa (39’) e Jéssica (40’) fixaram o resultado final.
Orgulho enorme
Apesar de descontente com o desfecho do encontro, o Seleccionador Nacional, Jorge Braz, mostrou-se feliz pelo percurso trilhado pela Equipa das Quinas. “Foi um orgulho fantástico ter trabalhado com estas jogadoras. Fez-me relembrar a fase inicial da minha carreira de treinador no Futsal, na Universidade do Minho. A qualidade que demonstraram, o empenho, vontade e espírito de grupo fazem delas um conjunto de enorme potencial. As 14 que aqui estiveram representaram de forma extraordinária o Futsal Feminino Português”, começou por dizer, em declarações ao fpf.pt.
Quanto ao jogo, Jorge Braz lamentou as ocasiões desperdiçadas que poderiam ter colocado a nossa Selecção na discussão da final. “Tivemos uma série de oportunidades, principalmente na segunda parte, que poderiam ter dado um rumo diferente à partida. Cometemos erros simples, mas mesmo assim tivemos a oportunidade de alcançar um outro resultado. No tudo-por-tudo, o jogo acabou por pender para o Brasil, mas não me arrependo de ter corrido todos os riscos, mesmo que o resultado se tenha avolumado. Queríamos mais e não gostamos de mentalidades tacanhas, por isso arriscámos tudo”, prosseguiu.
“Perante esta prestação, o futuro desta Selecção e do Futsal Feminino Português só pode ser risonho. Atingimos todos os objectivos formativos e atingimos uma qualidade apreciável”, concluiu.
Regresso a Portugal no domingo
A Selecção Nacional de Futsal Feminina regressa ao nosso País este domingo. Em dois grupos, as atletas do Sul chegarão à capital portuguesa por volta das 10h30, enquanto as companheiras da região Norte aterrarão no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, pelas 11h10.
Ficha do Jogo
Final do Torneio Mundial.
Pavilhão José Caballero, em Alcobendas (Espanha).
Árbitros: Francesca Muscardo (Itália) e Francisco Peña Diaz (Espanha).
Brasil 5-1 Portugal (2-0, ao intervalo).
BRASIL: Jozi; Taty, Vanessa, Valéria e Lú.
Jogaram ainda: Ju Delgado, Cilene, Jéssika e Jessiquinha.
Treinador: Vander Iacovino.
Golos: Lú (5’ e 23’), Cilene (18’), Vanessa (39’) e Jéssica (40’).
Disciplina: Nada a assinalar.
PORTUGAL: Ana Pereira, Ana Azevedo, Inês Fernandes, Daniela Ferreira e Rita Martins (cap.).
Jogaram ainda: Maria Martins, Patricia Magalhães, Sofia Vieira, Sofia Ferreira, Sónia Coelho, Catarina Silva e Mara Vieira.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Catarina Silva (34’).
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Catarina Silva e Ana Azevedo.
sábado, 11 de dezembro de 2010
Mundial Espanha: ESPANHA 3-4 PORTUGAL- Lusas na Final







Portugal na final- Fonte FPF
Com uma exibição de grande categoria, a Selecção Nacional de Futsal Feminina garantiu, esta sexta-feira, a presença na final da Taça Mundial, depois de vencer a anfitriã, Espanha, por 4-3, num encontro de emoções fortes. No jogo decisivo, Portugal vai encontrar o Brasil – que levou a melhor sobre a Rússia, por 4-0 – em Alcobendas, pelas 15h30 (hora de Portugal Continental).
Entrando muito bem na partida, a Equipa das Quinas viu-se em vantagem, por 2-0, logo aos quatro minutos, fruto de dois golos de rajada, da autoria de Inês Fernandes e Daniela Ferreira. As espanholas acusaram o toque, mas acabarm por reduzir, aos 15 minutos, por intermédio de Natalia.
Na etapa complementar, a Espanha tudo fez para empatar o jogo, mas sofreu um rude golpe quando Ana Azevedo (28') dilatou a vantagem lusa. Com mais posse de bola, as espanholas encontraram pela frente um conjunto luso inspirado, que com grande sentido colectivo foi anulando, com maior ou menor dificuldade, o ímpeto adversário.
Natalia (35') ainda deu esperanças a "nuestras hermanas", ma Rita Martins, a um minuto do final, resolveu o encontro, ainda que Sara Iturriaga tenha fixado o marcador, a 31 segundos do final.
“Prémio para Futsal Feminino Português”
Mal soou o último apito do jogo, a comitiva lusa fez a festa da qualificação para a final do Torneio Mundial. Feliz, mas sereno, Jorge Braz endereçou as primeiras palavras a todos quantos lutam pelo Futsal Feminino em Portugal. “Mais importante do que dissecar o jogo, penso que neste momento devo dirigir uma palavra de incentivo e agradecimento a todos quantos trabalham em prol do Futsal Feminino no nosso País. Num momento em que a Selecção retoma actividade, este resultado acaba por representar um prémio para o Futsal Feminino Português”, explicou.
Sobre o encontro, o Seleccionador Nacional elogiou o espírito de entreajuda patenteado pelas suas atletas. “Foram verdadeiramente fantásticas. Quando se tem a qualidade que elas demonstram e, ainda, se joga com um enorme espírito solidário e organização, então os sucessos aparecem. Defendemos bem e soubemos jogar com as nossas armas. Sabíamos que as espanholas são mais competitivas – fruto da maior intensidade das suas competições nacionais – mas acredito que as nossas jogadoras têm mais qualidade individual e isso veio, hoje, ao de cima”, prosseguiu.
Quanto à partida com as “canarinhas”, o responsável técncio luso espera “um jogo idêntico ao primeiro”, quando as duas formações empataram a duas bolas, com o Brasil a chegar à igualdade a doze segundos do fim, na transformação de uma grande penalidade. “Tivemos um grande desgaste físico na partida desta noite, mas tenho a certeza que as nossas jogadoras não vão sentir isso amanhã. Vão querer fazer mais e estarão com todo o empenho e vontade de vencer”, conclui.
Ficha do Jogo
Meia-final do Torneio Mundial.
Pavilhão José Caballero, em Alcobendas (Espanha).
Árbitros: Lilla Perepatics (Hungria) e Danjel Janosevic (Croácia).
Espanha 3-4 Portugal (1-2, ao intervalo).
ESPANHA: Vanessa; Patri Chamorro, Sara Moreno, Bea Martín e Anita Luján.
Jogaram ainda: Ampi, Txitxo, Laura Fernández, Sara Iturriaga, Claudia Pons, Natalia, Alicia e Patri Jornet.
Treinador: José Venancio López.
Golos: Natália (15' e 35') e Sara Iturriaga (40')
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Amparo e Sara Moreno.
PORTUGAL: Ana Pereira; Inês Fernandes, Rita Martins, Ana Azevedo e Daniela Ferreira.
Jogaram ainda: Sofía Vieira, Maria Martins, Sofia Ferreira, Patrícia Magalhães, Catarina Silva e Sónia Coelho.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Inês Fernandes (4'), Daniela Ferreira (4'), Ana Azevedo (28') e Rita Martins (39').
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Ana Azevedo.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Mundial Espanha: PISKO faz a antevisão da Meia Final
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Seniores: FREIXIEIRO x RESTAURADORES

Mundial Espanha: Jorge Braz faz a antevisão da Meia Final
De olhos na final- Fonte FPF
A Selecção Nacional de Futsal Feminina está a uma vitória de atingir a final do Torneio Mundial, que está a decorrer, desde a passada segunda-feira, nas cidades espanholas de Alcobendas e Torrejón de Ardoz, nos arredores de Madrid.
A tarefa da Equipa das Quinas não vai ser, no entanto, nada fácil, uma vez que pela frente as comandadas de Jorge Braz terão a poderosa “armada espanhola”, que conta por triunfos os três jogos realizados na competição (Rússia, 3-1, Guatemala, 8-0, e Japão, 6-1).
Nada que atemorize o Seleccionador Nacional. “A Espanha é uma equipa organizada, experiente e que representa um país que vive com uma paixão enorme o Futsal”, começou por dizer, em declarações ao fpf.pt, para prosseguir prontamente: “Mas nós queremos muito estar na final e se jogarmos com o mesmo empenho, rigor e vontade que temos patenteado ao longo da prova, acredito que estaremos em condições de vencer”.
Jorge Braz acredita que “Portugal vai discutir o jogo de igual-para-igual com a Espanha” e desvaloriza a eventual pressão adicional que o fervor dos adeptos espanhóis que lotarão o Pavilhão “José Caballero”, em Alcobendas, poderá desencadear. “Penso que esse factor não será condicionante da nossa exibição, antes pelo contrário. Nós gostamos deste jogos difíceis, que nos dão um gozo e uma motivação ainda maior. O mais importante é que continuemos a mostrar a mesma organização e a provar que o Futsal Feminino em Portugal tem muita qualidade”, rematou.
Na véspera do embate decisivo, a nossa Selecção realizou um treino ligeiro, que privilegiou a recuperação activa das atletas, bem como a recapitulação e consolidação da organização do conjunto nacional. À tarde, a comitiva portuguesa teve oportunidade de descomprimir da competição, visitando um dos estádios mais emblemáticos de Espanha e do Mundo, o Santiago Bernabéu, em Madrid.
O jogo entre lusas e espanholas vai ter o apito inicial às 19h00 (hora de Portugal Continental).
Mundial Espanha: PORTUGAL 2-1 VENEZUELA
Meias-finais garantidas
A Selecção Nacional de Futsal Feminina cumpriu, esta quarta-feira, o primeiro grande objectivo desportivo da sua participação no Torneio Mundial, ao garantir a presença nas meias-finais da competição, depois de vencer a Venezuela, por 2-1, na terceira jornada do Grupo A.
As comandadas de Jorge Braz fizeram o jogo menos conseguido da prova, mas ainda assim foram amplamente superiores ao adversário e acabaram por pecar na finalização, tal a quantidade de golos desperdiçados.
Rita Martins colocou (5’), de cabeça, a Equipa das Quinas na frente do marcador, diante de uma Venezuela que ainda sonhava, remotamente, em chegar às meias-finais. A formação sul-americana não baixou os braços e foi premiada com o golo da igualdade, aos 14 minutos, por intermédio de Roxana Rodriguez. Portugal não acusou, no entanto, o tento venezuelano e continuou a “mandar” no jogo, tendo enviado, até ao intervalo, duas bolas aos postes adversários.
Na etapa complementar, as premissas da partida mantiveram-se e a capitã lusa, Rita Martins, voltou a adiantar a Equipa das Quinas no marcador (26’), com um grande golo, que fixou o resultado final.
“Resultado curto”
Para o Seleccionador Nacional o mais importante foi garantido. “É verdade que hoje não estivemos tão bem como nas partidas anteriores. Falhámos muitos golos e tivemos alguns momentos de desorganização, mas penso que o resultado acaba por ser curto face à superioridade que pantenteámos”, explicou, em declarações ao fpf.pt.
“O principal objectivo está alcançado – chegar às meias-finais – e, agora, vamos já trabalhar tendo em vista o próximo adversário, a Espanha. Vamos ter um dia de descanso, que servirá para a recuperação física das atletas, para reflectirmos e analisarmos o que foi feito até aqui e, também, para desanuviarmos um pouco da pressão dos jogos. Estamos confiantes na nossa qualidade e vamos lutar até ao fim pela presença na final”, concluiu.
Brasil e Espanha vencem grupos
Como já se antevia face aos últimos resultados, o Brasil (Grupo A) e a Espanha (Grupo B) terminaram esta primeira fase na liderança dos respectivos grupos. As “canarinhas”, que esta quarta-feira venceram a Tailândia por 14-0, terminaram em igualdade pontual com Portugal, beneficiando da melhor diferença entre golos marcados e sofridos. Já as espanholas, terminaram a primeira fase da competição cem por cento vitoriosas, depois de hoje terem derrotado o Japão por 6-1.
Programa das meias-finais
Sexta-feira (10 de Dezembro de 2010)
Brasil - Rússia (16h30, hora de Portugal Continental), em Torrejón
Espanha - Portugal (19h00, hora de Portugal Continental), em Alcobendas
Ficha de Jogo
Torneio Mundial de Futsal Feminino.
Pavilhão “José Caballero”, em Alcobendas (Espanha).
Árbitros: Blázquez Sierra e Peña Diaz (Espanha).
Venezuela 1-2 Portugal (1-1, ao intervalo).
VENEZUELA: Maryuri; Bárbara, Heide, Helianny e Karla Romero.
Jogaram ainda: Yeseyda Valera, Roxana Rodríguez, Yaritza Pereaza e Yuceilys Camargo.
Treinadora: Milagro Infante.
Golos: Roxana Rodriguez (14’).
Disciplina: Nada a assinalar.
PORTUGAL: Ana Pereira; Inês Fernandes, Rita Martins, Daniela Ferreira e Ana Azevedo.
Jogaram ainda: Sofia Vieira, Sónia Coelho, Maria Martins, Maria Vieira, Catarina Silva e Patrícia Magalhães.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Rita Martins (5’ e 26’).
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Mundial Espanha: PORTUGAL x VENEZUELA
Mundial Espanha: PORTUGAL 2-2 BRASIL
Segundos finais fatais - Fonte: FPF
Doze segundos separaram a Selecção Nacional de Futsal Feminina da vitória, no jogo desta terça-feira, referente à segunda jornada do Torneio Mundial, que está a decorrer em Alcobendas (Espanha).
Dado como favorito para o encontro, o Brasil beneficiou nos últimos instantes do encontro de uma grande penalidade “fantasma” – um violento remate à “queima-roupa” embateu na mão de uma jogadora lusa – para chegar à igualdade (2-2), num jogo em que teve mais posse de bola, mas no qual encontrou uma Selecção portuguesa coesa, eficaz e com enorme espírito de entreajuda.
Rita Martins (13’) e Maria Martins (39’) apontaram os tentos lusos.
Merecíamos a vitória
O Seleccionador Nacional, Jorge Braz, estava inconformado no final da partida com as “canarinhas”, mas muito satisfeito com a prestação das suas atletas. “Demos, esta terça-feira, mais um passo importante no crescimento desta equipa. Tivemos um enorme sentido de organização, uma grande solidariedade e fomos eficazes. É certo que o Brasil teve mais posse de bola e poder ofensivo, mas Portugal foi competente e mostrou qualidade”, referiu, em declarações ao fpf.pt.
Jorge Braz não evitou, no entanto, a crítica à arbitragem. “Tinhamos tudo para vencer, mas uma decisão precipidada da equipa de arbitragem – que transformou um lance fortuito de bola-na-mão numa grande penalidade –, evitou que conquistássemos os três pontos”, explicou, lançando outro lamento: “na última jornada, em que Portugal e Brasil partem em igualdade pontual, a organização não teve o cuidado de realizar os dois jogos à mesma hora. Assim, as brasileiras vão começar a partida com a Tailândia a saberem exactamente o que precisam de fazer para chegar ao primeiro lugar do grupo. Cada vez mais me convenço que não conseguimos encontrar em lado algum organizações como as que temos em Portugal”, sublinhou.
Para a partida de amanhã (quarta-feira), diante da Venezuela, o responsável técnico luso diz que a nossa Selecção “só tem de se preocupar em patentear a mesma qualidade”. “Vamos enfrentar uma equipa que tem enorme disponibilidade física e que, certamente, vai complicar a nossa tarefa. Apenas estamos preocupados em voltar a mostrar qualidade, organização e deixar uma boa imagem. Quando os objectivos formativos são atingidos, as vitórias ficam mais fáceis de alcançar”, rematou.
Espanha goleia
Nos restantes jogos do dia, destaque para a goleada (8-0) infligida pela Espanha à Guatemala e para o triunfo tangencial (2-1) da Rússia diante do Japão. No Grupo de Portugal, Venezuela e Tailândia empataram a quatro bolas.
Ficha de Jogo
Torneio Mundial de Futsal Feminino.
Pavilhão “José Caballero”, em Alcobendas (Espanha).
Árbitros: Roberto Marin, Francisco Diaz e Marcelino Sierra (Espanha).
Cronomerista: Fernando Lumbreras (Espanha).
Portugal 2-2 Brasil (1-1, ao intervalo).
PORTUGAL: Ana Pereira, Inês Fernandes, Rita Martins (cap.), Ana Azevedo e Daniela Ferreira.
Jogaram ainda: Patricia Magalhães, Sonia Coelho, Catarina Silva, Maria Martins e Sofia Vieira.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Rita Martins (13’) e Maria Martins (39’).
Disciplina: Nada a assinalar.
BRASIL:Jozi, Vanessa, Marcela, Lú e Valéria.
Jogaram ainda: Cilene, Neguinha, Jessika, Ju Delgado, Marcela e Taty.
Treinador: Vander Iacovino.
Golos: Jessika (10’) e Vanessa (40’).
Disciplina: Nada a assinalar.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Mundial Espanha: Resultados Dia 1

6/12/2010
17.00 Thailand - Portugal 0-5 (0-4)
17.00 Japan - Guatemala 2-1 (0-1)
19.30 Brazil - Venezuela 14-0 (6-0)
19.30 Spain - Russia 3-1 (2-0)
7/12/2010
17.00 Thailand - Venezuela -
17.00 Japan - Russia -
19.30 Portugal - Brazil -
19.30 Guatemala - Spain -
8/12/2010
17.00 Venezuela - Portugal -
17.00 Russia - Guatemala -
19.30 Brazil - Thailand -
19.30 Spain - Japan -
Group A Standing
1. Brazil --------------------------1-1-0-0-14--0-3
2. Portugal ------------------------1-1-0-0--5--0-3
3. Venezuela -----------------------1-0-0-1--0-14-0
4. Thailandia ----------------------1-0-0-1--0--5-0
Group B Standing
1. Spain ---------------------------1-1-0-0--3--1-3
2. Japan ---------------------------1-1-0-0--2--1-3
3. Guatemala -----------------------1-0-0-1--1--2-0
4. Russia --------------------------1-0-0-1--1--3-0