- -
sexta-feira, 24 de julho de 2009
LIVRO DE HONRA- Declaraçao dos Campeoes
MARLENE LAUNDOS
"Ser Campeão pressupõe o reconhecimento prévio que quem joga são os jogadores e não os dirigentes ou os treinadores e que é fundamental saber identificar o mais cedo possível quem são os jogadores capazes de, nos momentos da decisão, se assumirem como intérpretes principais. E que fique bem claro que, quase sempre, entre esses jogadores estão os que menos cómodos são para dirigentes e treinadores e os que menos toleram imitações à sua capacidade criativa!
Ser Campeão representa reconhecer que para além das técnicas e das tácticas, se impõem cada vez mais valores como sejam organização, disciplina de relações, planificação, trabalho árduo e constante, coerência face aos objectivos a atingir e aos meios que temos para o conseguir!
Ser Campeão subentende que, gradualmente, ganhem sentido velhas máximas populares como sejam «respeita se queres ser respeitado», «quem dá o que tem a mais não é obrigado», «um por todos, todos por um», etc.
Ser Campeão requer que a cada um dos componentes de uma equipa de trabalho seja permitida uma participação responsável na conquista dos objectivos apontados para o colectivo. O grau de exigência hoje existente na prática desportiva de alto rendimento é de tal forma grande que não é mais tolerável que o dirigente queira ser treinador e vice-versa, o médico tenha pretensões a psicólogo ou este desenvolva a sua acção com base num comportamento onde nunca esteja bem determinado ao serviço de quem se encontra! Os dirigentes, os treinadores, os atletas, o médico, o psicólogo, o roupeiro, etc., são os possíveis, com toda a, sua carga de defeitos e incapacidades mas também com virtudes potenciais que importa saber potenciar.
Ser campeão exige, em idênticas’proporções, firmeza correctora no momento do erro ou da falha e elogios e incentivos que desenvolvam a confiança necessária para que cada componente do colectivo de trabalho seja capaz de se transcender no momento preciso!
Depois de tudo acima mencionado só me resta agradecer a todos aqueles que tornaram mais uma vez o sonho de sermos Campeãs Naicionais possível... a todas aquelas pessoas que jogo após jogo iam acreditando (por vezes mais do que nós próprias) que este sonho era possivel alcançar! Quero agradecer o convite que o André me fez para que mais uma vez pudesse voltar a jogar com mais paixão do que nunca! De certa forma também ele recuperou uma jogadora e mulher que um dia eu pensei nao existir mais. Quero também agradecer aos Restauradores Avintenses por terem acreditado no futsal feminino quando de alguma forma aceitaram este projecto de enormes dimensões! Obrigada por terem tornado possivel o sonho de ser BI-CAMPEÃ NACIONAL!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário