- -

-                            -

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mundial 2010: PORTUGAL 1-9 BRASIL



A selecção feminina tinha pela frente o jogo que tanto desejavam. A discussão da medalha de ouro contra a equipa do Brasil. Foi a reedição do jogo decisivo de 2008, onde o Brasil venceu Portugal por 11-4.

Como seria de esperar, o encontro começou com muita dinâmica de parte a parte, com duas equipas que se conheciam muito bem e tentavam desde o primeiro segundo aproveitar desequilíbrios para se aproximarem da baliza adversária. Mas um maior acerto da equipa brasileira, fez colocar o Brasil em vantagem por 2 golos aos 2 minutos de jogo. A equipa portuguesa tentou responder logo de seguida, equilibrando o jogo e criando oportunidades de golo, que a guardiã brasileira foi defendendo. Contudo o Brasil conseguiu chegar ao golo mais uma vez, aumentando a vantagem para 3 a 0, com um golo de belo efeito e sem hipótese de defesa. Com o passar dos minutos foram reduzindo as oportunidades de golo, com muitas jogadas de ataque mal concluídas, fruto de algum cansaço acumulado. A guarda-redes portuguesa ia sendo posta à prova, correspondendo com segurança. O resultado sofreu mais uma alteração, a 40 segundos do intervalo, com mais um golo brasileiro, colocando o marcador em 4 a 0 a favor do Brasil.

O intervalo serviu para a equipa portuguesa acertar pormenores e lutar para reduzir a vantagem brasileira. Mas o Brasil não demorou muito a conseguir aumentar a vantagem, aproveitando uma desatenção portuguesa e fazendo o 5 a 0 à passagem do 1º minuto da 2ª parte. O Brasil continuava sem abrir buracos na sua defesa e a sair muito rápido e determinado em jogadas de contra-ataque, fazendo as atletas portuguesas num espaço de 30 segundos receber dois cartões amarelos. A acutilância brasileira permitiu a vantagem brasileira continuar a aumentar, chegando aos 9 golos sem qualquer resposta, colocando o marcado num exagerado 9 a 0. Portugal estava nitidamente sem forças e confiança para aguentar a maior qualidade de jogo que o Brasil estava apresentar, estando a 9 minutos do fim do jogo já com 5 faltas acumuladas. A 4 minutos do fim do jogo, Margarida Marques marca o golo da consolação portuguesa, não se alterando mais o resultado ao final do encontro.

Termina assim a competição feminina, com o primeiro e segundo lugar a repetirem-se em relação ao CMU de 2008: Brasil em 1º lugar, Portugal em 2º. A estreante Rússia consegue garantir o 3º lugar na classificação final.

Sem comentários: