


MANUELA ABREU é jogadora dos Restauradores para a època 2010/2011. A Guarda Redes que representava o GONDOMAR realizou uma boa época e despertou o interesse da equipa técnica da nossa equipa. Manuela irá vestir a camisola nº 76, e será também um regresso a uma casa que tão bem conhece, pois já representou este clube em 2003/2004.
Porque escolheste os Restauradores Avintenses?
Desde muito nova que pratico desporto. Comecei no futebol com 17 anos, tendo começado a jogar futsal em 2003, precisamente nos Restauradores Avintenses, passando por vários clubes. Nessa altura o futsal feminino não tinha nada a ver com a realidade actual. Agora há muito melhores condições nos clubes, pessoas mais qualificadas e dedicadas, para desenvolver quer a modalidade quer o desporto feminino em geral. O Restauradores Avintenses é um bom exemplo disso mesmo. A minha formação como guarda-redes tem como base o andebol, tendo passado por uma das melhores escolas Colégio de Gaia.
Os Restauradores Avintenses surgem na melhor fase do meu percurso como atleta. É um clube de topo, reconhecido a nível nacional e não foi difícil aceitar o convite, que serviu para mim como um elogio, um reconhecimento do meu trabalho e valor.
Quais os teus objectivos?
A nível pessoal quero evoluir ainda mais técnica e tacticamente. Sempre fui apologista de que nada se faz sem muito trabalho e é para isso que aceitei este novo desafio. A nível colectivo, como é óbvio, quero ajudar a equipa a atingir os objectivos a que se propõe.
André Teixeira: " Estamos a construir uma equipa que possa lutar por todos os objectivos a que nos propomos. Queremos jogadoras no clube de corpo e alma, e a Manuela depois do convite, verifiquei que queria muito fazer parte do projecto dos Restauradores 2010/2011. A boa época realizada nas Escolas de Gondomar demonstrou que tem qualidade para representar a nossa equipa. O nosso plantel tem muita qualidade embora tenha sofrido uma reestruturação necessária, mas dá-nos totais garantias para conseguir os objectivos."
A Associação Académica de Coimbra conquistou este domingo o Campeonato da Europa Universitário feminino. A prova decorreu em Zagreb, na Croácia, e viu a equipa feminina da Académica subir ao lugar mais alto do pódio, numa bela prestação que contou ainda com o melhor ataque (36 golos) e segunda melhor defesa da prova (9 golos sofridos).
A prova contou com 9 equipas nomeadamente a Univerdade de Zagreb (Croácia), Universidade de Rijeka (Croácia), Universidade de Oulu (Finlândia), Universidade d’Artois (França), Universidade College Cork (Rep. Irelanda), Norwegian School de Sport Sciences (Noruega), Adam Mickiewicz Universidade in Poznan (Polónia) e Universidade de Kocaeli (Turquia), aos quais se juntou a Universidade de Coimbra.
Na fase de grupos a Académica saiu líder, e nas meias-finais bateu Norwegian School de Sport Sciences por 5-2, e já na final superiorizou-se às francesas da Universidade d’Artois.
1ª fase
AAC 6-2 Univ. Artois - Sara Coelho (2), Ana Santos (2), Marisa Carrasqueira e Margarida Marques
AAC 10-2 Univ. Poznan - Margarida Marques (3), Inês Lopes (2), Georgete, Sara Coelho, Marisa Carrasqueira, Inês Vitória e Daniela Terras
AAC 6-0 Univ. Zagreb - Georgete (2), Sara Coelho, Ana Santos, Margarida Marques e Jasna (p.b.)
AAC 6-1 Univ. Oulu - Margarida Marques (4), Georgete e Ana Santos
Meias-finais
AAC 5-2 Norwegian School - Marisa Carrasqueira (2), Georgete, Margarida Marques e Inês Vitória
Final
AAC 4-2 Univ. Artois - Margarida Marques, Marisa Carrasqueira, Ana Santos e Inês Lopes
Fonte: SCN
Andreia Marques, ex-Avilhó é o mais recente reforço para as juniores dos Restauradores, tendo em vista a época 2010/2011. Actualmente com 17 anos, representou até agora o Alto Avilhó, onde era capitã de equipa, e prepara-se para uma nova etapa.
Porquê os restauradores?
AM: Eu comecei a jogar futsal com 13 anos a convite do treinador António Ulisses, a quem agradeço muito, na equipa G.D.R.C. Alto de Avilhó. Ganhei 2 títulos de juniores mas ao fim de 4 anos senti a necessidade de mudar para evoluir enquanto jogadora. Surgiu o convite por parte dos restauradores avintenses, que, após reflexão, aceitei. Escolhi esta equipa pois acho que esta é uma das melhores nacionais e com esta equipa espero evoluir como jogadora quer técnica quer tacticamente.
Quais os teus objectivos?
AM: O meu principal objectivo nos restauradores avintenses é crescer não só como jogadora mas também como pessoa. Outro objectivo, a curto prazo, nesta equipa é ajudar as juniores a serem campeãs distritais. A longo prazo, o meu objectivo é trabalhar para ingressar na equipa A e quem sabe vir a ser campeã nacional.
António Fonseca: "Fiquei muito satisfeito com esta contratação, pois trata-se de uma das atletas referenciadas. A Andreia possui características muito próprias, reúne boas qualidades técnicas e tácticas e acredito que vai ser com certeza uma mais-valia para o grupo a todos os níveis.
Esta é mais uma contratação que vai de encontro ao perfil deste clube, perspectivando desde já o futuro."
MUNDIAL UNIVERSITÁRIO DE FUTSAL FEMININO: “VAMOS LUTAR PELO TÍTULO. QUEREMOS, PELO MENOS, IGUALAR O ÚLTIMO RESULTADO” |
Com novo seleccionador, a selecção que vai representar Portugal na Sérvia começa a definir-se. Estão convocadas 18 jogadoras, que entram em estágio no início de Agosto. Do grupo sairão as 12 atletas que vão competir no Mundial Universitário. André Teixeira não esconde a vontade de conduzir a equipa ao título mundial, perdido em 2008 para a selecção brasileira. |
É o tudo por tudo para ficarem no lote das melhores. Estão convocadas 18 jogadoras, que vão ter uma semana para provar ao seleccionador que merecem representar Portugal no segundo Mundial Universitário de Futsal feminino, que se disputa em Novi Sad, de 22 a 29 de Agosto. A avaliar as atletas, entre 1 e 6 de Agosto, vai estar o novo seleccionador nacional. André Teixeira sucede a Orlando Duarte no comando da selecção feminina universitária e, a pouco mais de um mês do arranque da prova, o novo seleccionador não esconde a ambição. “Não me foi imposto vencer mas sou ambicioso e o grupo de trabalho também e vamos lutar muito para chegar mais longe”, diz André Teixeira, em entrevista ao Canal UP. Chegar mais longe significa ser campeão do mundo. Em 2008, o título ficou a um passo. Portugal foi batido na final pela selecção da casa, o Brasil, e regressou a terras lusas com a medalha de prata. “Será uma honra conseguir igualar o segundo lugar mas o nosso objectivo é fazer melhor, é ganhar”, admite o treinador. São cinco os adversários da selecção portuguesa na Sérvia. Brasil, Reino Unido, França, Rússia e Sérvia são as equipas a ultrapassar, num sistema de liga, em que jogam todas contras todas. O Brasil continua a ser o motivo de maiores preocupações. “Penso que será sempre o adversário mais forte e difícil, pela qualidade técnica e táctica e por ser uma selecção que tem por detrás uma estrutura muito bem montada”, analisa o seleccionador. Apesar da qualidade do colectivo canarinho, André Teixeira não deixa de frisar a qualidade das jogadoras portuguesas. “Temos muita qualidade neste grupo, muitas jogadoras fortes, com muita motivação”, refere. O futsal feminino e universitário não é novidade para André Teixeira, que já treina clubes femininos há alguns anos. “Fui sempre tendo jogadoras que entravam nas provas universitárias e outras a minha equipa ia jogando contra elas também. Conheço bem o grupo, até porque já acompanhei o estágio anterior”. O primeiro estágio de observação foi ainda coordenado por Orlando Duarte, cujas pisadas serão seguidas pela nova equipa técnica: André Teixeira e a treinadora adjunta Fernanda Piçarra. “Vamos dar continuidade ao trabalho do Orlando, seguir a mesma linha”, diz. No fim da primeira semana de Agosto são anunciados os nomes das 12 atletas que vão entrar na competição mundial. “Os dois estágios seguintes, antes da partida para a Sérvia, já vão integrar apenas as 12 escolhidas”, informa o seleccionador. Jogadoras convocadas para o estágio de 1 a 6 de Agosto: |
A FADU em parceria da Federação de Portuguesa de Futebol irá participar em 2010 com a selecção nacional universitária de Futsal feminino, no 2º Campeonato do Mundo Universitário (CMU) de Futsal Masculino que, em simultâneo com o masculino, se realiza entre os dias 22 e 29 de Agosto em Novi Sad, Sérvia, defendendo o título de Vice-Campeã do Mundo Universitária conquistado em 2008.
Finalizado o processo de selecção, a nova equipa técnica nacional elegeu um grupo de 18 atletas que realizará no inicio de Agosto uma semana de estágio de selecção e preparação, após o qual, passará o grupo a ser restrito às 12 atletas finais que estarão nos 2 estágios seguintes e no Mundial Universitário. As atletas convocadas para o primeiro estágio, previsto para os dias 1 a 6 de Agosto, são:
Jogadora | Instituição de Ensino Superior | Clube (FPF) |
Alexandrina Góis | Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | C.S.C Prodeco |
Ana Sofia Ferreira | Universidade do Porto – Faculdade de Desporto | A. R. Restauradores Avintenses |
Aurora Carvalho | Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto | S. C. Maria da Fonte |
Carolina Silva | Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Tecnologia e Gestão | C. R. Golpilheira |
Catarina Pinheiro | Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte | S. C. Maria da Fonte |
Cátia Morgado | Universidade da Beira Interior | A. D. Estação |
Cristiana Gonçalves | Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Comunicação Social | G. C. D. Del Negro |
Daniela Cabrita | Instituto Superior Dom Afonso III | Padernense Clube |
Daniela Ferreira | Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto | A. R. Restauradores Avintenses |
Daniela Ribeiro | Instituto Superior da Maia | A. R. Restauradores Avintenses |
Inês Fernandes | Universidade de Lisboa – Faculdade de Medicina | S. L. Benfica |
Joana Cunha | Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia | G. R. Vilaverdense |
Margarida Marques | Universidade de Coimbra – Faculdade de Desporto | U. D. Caranguejeira |
Maria Martins | Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana | C. R. C. Quinta dos Lombos |
Melissa Antunes | Instituto de Estudos Superiores de Fafe | S. C. Maria da Fonte |
Nádia Almeida | Universidade do Minho | S. C. Maria da Fonte |
Samanta Martins | Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna | A. D. C. Escola Diogo Cão |
Sónia Coelho | Universidade do Porto – Faculdade de Desporto | Escola D. C. Gondomar |
COMUNICADO OFICIAL FADU em: http://www.fadu.pt/net/index.php?option=com_content&task=view&id=48&Itemid=171