Restauradores - Joana, já passaste por vários clubes antes de chegares aos Restauradores Avintenses. Hoje tu já és um confirmação, como Guarda Redes, do Futsal Feminino.
Capitalizando a tua experiência, como é que tu vês a qualidade das Guarda Redes Portuguesas? Notas forte evolução?
Joana - Sim é verdade que ja passei por alguns clubes onde tive colegas de posição de caracteristicas diferentes, mas o que sinto neste momento é que " a nova fornada" de guarda-redes está a surgir com muito mais qualidade do que ha 10 anos atras. Nota-se o empenho e o gosto pela posição. O que antigamente quase que forçosamente era destacada a jogadora mais limitada para ir para a baliza(nao para ser guarda-redes)mas porque alguém tinha que ir. Hoje em dia não, já se vê esta posição de forma diferente, já há mais interesse e trabalho e vontade de ser guarda-redes.
Restauradores - Achas que a qualidade dos treinos das Guarda Redes nas equipas de Futsal atingiu o mesmo patamar do treino das restantes jogadoras ou ainda sentes um forte distanciamento?
Joana - Infelizmente acho que ainda há uma grande diferença no geral, embora isso venha a ser combatido por algumas equipas.
Restauradores - Hoje já temos algumas equipas a treinarem de forma específica e/ou diferenciada a posição de Guarda Redes, como é o caso dos Restauradores Avintenses. Em que medida esse treino específico te ajudou a melhorar competências?
Joana - O treino especifico é muito importante para trabalhar a parte técnica, posicionamento de baliza, a agilidade e velocidade reacção, reposição de bola.
Restauradores - E quais foram as principais vantagens que tu encontraste neste modelo de treino específico?
Joana - A maior vantagem é ter uma postura diferente na baliza,compreender melhor os timings de saída, reposições com mão e pés.
Restauradores - Sabemos que tens uma relação de amizade muito forte com a tua colega, também nossa Guarda Redes, a Alice. É de realçar esse fantástico relacionamento que tanto contribui para termos um balneário tão saudável.
Achas importante para uma Guarda Redes ter este tipo de concorrência?
Joana - No nosso caso nao lhe chamaria concorrência mas sim um respeito e confiança plena que temos uma na outra e mesmo a propria confiança da equipa e treinadores em qualquer uma de nos. É muito motivador trabalhar com a Alice porque aprendemos muito uma com a outra, ela é um grande exemplo de companheirismo e de força e presença de baliza. Mas claro que acho que em qualquer equipa deve existir 2 ou 3 g-redes de igual nivel para que nunca possa haver um desleixo e mesmo para a parte motivacional é muito importante ter ao lado alguém que puxe mais por nos para sermos sempre melhores.
Restauradores - Com a chegada do Campeonato Nacional a qualidade dos planteis terá de ser, forçosamente, mais elevada. Como tu conheces muitos dos projectos do Futsal Feminino, achas que a maioria das equipas estão preparadas para competir a esse nível?
Joana - A qualidade eu acredito que ha. Com um campeonato nacional durante uma epoca inteira será necessario as equipas disponibilizarem-se a assumir um compromisso,haver um "profissionalismo" por parte das atletas e dirigentes para que se trabalhe em termos físicos e psicológicos , porque assim um campeao nacional será aquele que for mais forte e regular a epoca inteira.
Restauradores - És uma jogadora ambiciosa e que tens para ti, certamente, objectivos muito claros. Neste sentido, gostaríamos de saber quais são as tuas metas para a próxima época, tanto a nível individual como colectivo.
Joana - Na próxima época o que mais ambiciono é sermos novamente campeas distritais e poder ir mais além no Nacional, porque é o titulo que qualquer jogadora competitiva ambiciona ganhar. A nivel individual espero continuar a afirmar-me como guarda-redes, aprender sempre mais, porque nunca sabemos tudo!!
Restauradores - Pedimos-te que nos expresses alguns conselhos para as jogadoras mais novas que possam ler esta entrevista.
Joana - Para a nova juventude o que eu mais desejo é que saibam aproveitar tudo o que a minha geração e geraçoes anteriores estao a lutar para a evoluçao e divulgaçao do futsal feminino, porque nada caiu do ceu,é com muito trabalho de muitas pessoas que as condições começam a aparecer, não desperdiçem esta oportunidade. Aprendam sempre com a maior humildade e respeito com as mais velhas todos os ensinamentos e cultura desportiva. Nao deixem de amar esta modalidade porque para haver continuidade há que haver responsabilidade e competência..
Restauradores - Por último, gostaríamos que comentasses, a opinião generalizada de quem joga na tua posição: "Ser Guarda Redes é um Estado de Alma".
Joana - Ser guarda-redes não tem explicação ou se gosta ou não se gosta não há meio termo!!!
AMEM A POSIÇÃO!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário