- -

-                            -

segunda-feira, 16 de julho de 2012

JÚNIOR - FINAL DE ÉPOCA MEMORÁVEL




Restauradores - Tu já és um produto da nossa formação e viste recentemente o teu trabalho premiado com a chamada aos trabalhos da Selecção Nacional Universitária e da Selecção Nacional A.
Como te sentiste durante estes estágios?

Júnior - Senti-me muito bem, e acima de tudo senti-me realizada pois acho que o objectivo de todas as jogadoras são as selecções, quer universitária quer a seleção A. Sendo um produto do nossa formação, acho que esta chamada só prova que cada vez mais os clubes devem apostar na formação porque mais tarde ou mais cedo irão acabar por colher frutos disso. Espero que isto seja um exemplo para todos os clubes.

Restauradores - Nós sabemos bem que tu sempre acreditaste em ti e no trabalho que, contigo, foi feito.
Quais os conselhos que podes dar para aquelas jogadoras que estão a dar os primeiros passos na modalidade e que, tal como tu, sonham um dia chegar ao mais alto nível integrando uma Selecção Nacional de Futsal.

Júnior - Pode ser um clichê, mas o primeiro conselho que eu tenho de dar é trabalho, muito trabalho, as novas jogadoras têm de treinar bem e esforçarem-se em todos os treinos, pois como eu costumo dizer "no Futsal é 10% de talento e 90% de trabalho". Para além disso, acho fundamental trabalhar com as pessoas certas para poderem evoluir tacticamente e começarem a perceber o jogo o mais cedo possível. Assim sendo, devem sempre procurar os clubes com mais estrutura e mais profissionalismo possível. Jogar só por si só, nao chega!

Restauradores - Uma vez que és estudante universitária, gostaríamos de te colocar duas questões:

1. Achas que o facto de praticares desporto ao mais alto nível te ajuda ou prejudica no desempenho académico?
2. Recomendarias a muitas outras potenciais atletas a prática de Futsal? e porquê?

Júnior - Relativamente à primeira questão, acho que o facto de praticar desporto ao mais alto nível não afecta o desempenho académico, é uma questão de conseguir conciliar as duas actividades, e, para além disso, o desporto até pode ser uma forma de escape e de aliviar o stress e a pressão da faculdade. Quanto à segunda pergunta, sendo o futsal o meu desporto de eleição, claro que o recomendo a toda a gente. E recomendo porque é uma modalidade que tem vindo a crescer exponencialmente, existem cada vez mais e melhores clubes. Não obstante, praticar futsal exige uma grande concentração e rapidez de pensamento, e que por isso ajuda a desenvolver o nosso intelecto. É, portanto, um bom exemplo prático do provérbio "Mente sã em corpo são". 




Restauradores - Chegámos ao final da época desportiva a nível de clubes, mas aproxima-se o Mundial Universitário, a realizar em Agosto deste ano em Braga.
Como tu estiveste presente no mini estágio de observação que o Seleccionador Nacional Jorge Braz conduziu, como é que sentiste o ambiente e a qualidade deste grupo?

Júnior - A percepção que tive da Selecção Universitária foi muito boa. No mini-estágio o ambiente era optimo, e eu como estreante senti-me integrada e muito bem recebida pelas jogadoras mais experientes. Acho que este grupo tem bastante qualidade e que pode muitas ambições para o mundial que se avizinha. A meu ver, nenhuma jogadora sentiu dificuldades a nivel tecnico-táctico, o que para mim pode vir a ser um bom presságio.

Restauradores - Quais as tuas perspectivas para o desempenho da Selecção Nacional Universitária no próximo Mundial?

Júnior - Bem... Portugal é actualmente vice-campeão mundial universitário, pois conseguiu um fantástico 2º lugar no mundial passado que decorreu na Sérvia. Para o proximo Mundial, acho que temos vantagem por jogarmos em casa, e penso que se formos competentes e que se jogarmos no nosso nivel máximo, temos a possibilidade de fazer igual ou melhor desempenho que no passado mundial. Porém, temos de trabalhar e ter os pés assentes na terra mas como eu costumo dizer: O céu é o limite!

Restauradores - Quais os teus objectivos para a próxima época e como vês a chegada do Campeonato Nacional de Futsal Feminino?

Júnior - A título individual, os meus objectivos continuam a ser os mesmos, pretendo evoluir tecnicamente e tacticamente e pretendo ajudar a minha equipa a conseguir os objectivos estabelecidos. Para além disto, com esta recente chamada às duas selecções nacionais, espero que na próxima época isto se repita. Os objectivos da nossa equipa passam por revalidar o titulo distrital e por lutar pelo tão ambicionado titulo nacional.
Relativamente ao campeonato Nacional, acho que a chegada deste se torna cada vez mais urgente, uma vez que nos campeonatos distritais se verifica um decréscimo acentuado de competitividade pois as melhores equipas estão cada vez melhores e os jogos são menos competitivos. E quando chegam à taça nacional, onde existem jogos que exigem mais concentração e tudo mais, as equipas não estão preparadas. Acho, portanto, que um campeonato onde as melhores equipas competem com as melhores era muito melhor e tornava o campeão nacional, um campeão ainda mais justo porque o obrigava a ser constante todo o ano.   

Restauradores - Para terminar esta entrevista, gostaríamos de saber não as diferenças, mas as semelhanças que tu vês entre o Futsal Feminino e o Masculino.

Júnior - As diferenças entre Futsal feminino e masculino são inexistentes, apenas existem as que são do foro fisico. Ou mesmo a nivel de mentalidade, não a mentalidade de quem pratica mas sim de quem acha que o Futsal Feminino é inferior. As semelhanças verificam-se a nivel técnico e a nível táctico, pois intelectualmente os homens e as mulheres estão equiparados, não ha diferenças. Apenas, acho que é necessário que mais e melhores treinadores se dediquem a treinar feminino, pois só assim nós iremos evoluir no entendimento do jogo, que é o principal.


Sem comentários: